• O que demos analisar antes de escrever algo?
Sempre antes de começar a escrever alguma história, tem certas perguntas que devemos analisar para montarmos a sua estrutura e conseguir desenvolve-la. Antes de tudo, precisamos de uma ideia e de alguns personagens. Quando definimos isso, estamos prontos para começar a planejar.
  • Definir exatamente a ideia. Para começar a escrever, é importante definir a ideia central da história, livro ou fanfic. Nessa categoria está incluído algumas questões como por exemplo:
 Quem vai ser o personagem principal?
Em que lugar se passa?
Que problemas seu personagem irá enfrentar?
Qual será o gênero?
E o clímax?
Quem vai contar a história?
Como seria um possível final?
  •  Faça um resumo. Escreva um resumo de tudo. Defina os personagens e seus conflitos, pense nos acontecimentos durante a fic, tenha pelo menos uma opção de final em mente, veja tudo. Se sentir que precisa adicionar mais personagens ou acontecimentos, não tenha medo.
 Você precisa definir se a sua história vai ser um romance ou uma comédia, precisa definir se os seus personagens serão humanos ou terão algum tipo de habilidade especial, precisa escolher se vai ser em uma floresta ou uma grande cidade, precisa esclarecer os problemas que seu personagem vai enfrentar e precisa, acima de tudo, decidir quem vai contar a história.

 Não vou mentir dizendo que é fácil definir tudo isso, porque não é. Se você não tem um bom planejamento, consequentemente você vai ter dificuldades para conseguir desenvolver a história e talvez até se sinta desanimado para conseguir terminar ou continuar.

 O melhor a se fazer é começar a notar todas as ideias que você tiver, e no fim, organiza-las em ordem cronológicas. O que vem primeiro? E depois o que acontece? Como seu personagem vai reagir? Se for um problema grande, como ele (o personagem) vai resolver?

 Pense em problemas mas também pense em soluções
Seu personagem tirou notas péssimas na escola quando precisava urgentemente de notas perfeitas. 
O que ele vai fazer para resolver isso? Ele vai agir certo ou errado? Como ele vai se sentir com as decisões dele? Vamos voltar ao exemplo:

Ele soube que tirou notas baixas, ficou arrasado. E sem pensar direito, invadiu o site de boletins do colégio e mudou todas as suas notas. A vizinha viu pela janela quando ele fez isso e resolveu convence-lo a mudar. 

Percebeu? Já teríamos dado um rumo a história de acordo com as decisões dele. Agora, por exemplo, eles (seu personagem e a vizinha) começariam a conversar e a discutir e isso poderia fazer com que eles se apaixonassem.
 Quando pensamos em todos as soluções para problemas dos nossos personagens, podemos dar um rumo a história nos baseando nas escolhas deles. Assim ficara até mais fácil. 

Então faça um roteino, aborde tudo o que poderia acontecer. E pense em tudo, fazendo isso, você vai conseguir escrever sua história facilmente.

Fontes: x


Deixe um comentário